DA SÉRIE “PERDI O EMPREGO, E AGORA?!” PARTE 2 – “DEZ MANEIRAS DE CONSEGUIR UM NOVO EMPREGO”

1 – DECIDA O QUE VOCÊ QUER:

perdi_emprego_agora_006Conheço pessoas muito talentosas e dedicadas que estão sempre tendo problemas em conseguir emprego. Sempre que me procuram para pedir orientação, as primeiras perguntas que faço são: Qual a sua profissão? Qual emprego você está buscando? Se a pessoa não souber responder a essas perguntas (e muita gente não sabe), fica difícil ajudá-las!

É preciso decidir-se e tomar uma direção. Decida se você vai continuar investindo em sua carreira atual ou se tentará coisas novas. Decida o CARGO pelo qual você buscará. Talvez você possa até escolher buscar por mais de um cargo, mas, lembre-se: É PRECISO TER FOCO! Quanto mais cargos você tentar conquistar, menos tempo terá para se preparar para eles.

Eu até entendo que, em um momento de desespero por um longo período de desemprego, as pessoas tendem a aceitar praticamente qualquer trabalho. Mas, lembre-se: UM PROFISSIONAL QUE PROCURA QUALQUER COISA, TENDE A SER UM PROFISSIONAL QUALQUER. Portanto, se você está nessa situação, lute para suprir suas necessidades básicas e comece, o mais rápido possível, a buscar por algo melhor e mais específico.

2 – TRACE UM PLANO DE AÇÃO – ESTABELEÇA METAS:

perdi_emprego_agora_0071Sempre ouvimos dizer que, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho basta. Mas, se você sabe que quer chegar a um novo emprego, então precisa TRAÇAR O CAMINHO até ele! É o que chamamos de PLANO DE AÇÃO.

O seu Plano de Ação deve conter, no mínimo:

– O seu objetivo (qual emprego pretende conquistar);
– Quais os pontos que estão favoráveis a essa conquista (seus pontos fortes);
– Quais os pontos que estão desfavoráveis a essa conquista (seus pontos fracos) e como você fará para que eles não lhe prejudiquem;
– Quais as metas a curto prazo (conquistas imediatas – talvez um emprego abaixo de suas qualificações, dependendo da sua necessidade), a médio prazo (conquistas que levarão mais de um mês para acontecer) e quais as metas a longo prazo (que necessitarão de alguns meses para que possam ser alcançadas – é o seu objetivo principal);
– Quais as ações que você precisará tomar para alcançar as metas. As ações, assim como as metas, deverão ter dia para iniciar e dia para finalizar;
– Quais as pessoas que poderão lhe ajudar nessa caminhada, como e quando entrará em contato com cada uma delas.

Uma vez traçado o seu plano de ação, você precisará revê-lo TODOS OS DIAS. É importante não se descuidar das datas que você estipulou para finalizar cada ação. Além disso, muitas vezes você precisará revisar os prazos, pois existem contratempos e nem tudo acontece sempre como prevemos!

Abaixo, relacionei algumas ações que podem servir como sugestão para o seu Plano de Ação:

perdi_emprego_agora_0083 – Todo mundo precisa saber:

Grite aos 4 ventos que você está desempregado. NÃO TENHA VERGONHA DE CONTAR PARA TODO MUNDO QUE VOCÊ ESTÁ DESEMPREGADO! Se as pessoas não souberem, não terão como ajudá-lo. Faça contato com o máximo de pessoas possível e conte-lhes sobre sua situação, o que você está buscando e quais as suas qualificações.

4 – Monte um currículo adequado

Se você não sabe como montar um currículo, peça orientação. O currículo é importantíssimo! É sua primeira apresentação perante a empresa. Imprima em uma impressora que tenha boa qualidade de impressão. Não suje, não amasse e não o rabisque.

5 – Entregue o seu currículo em TODAS as agências de emprego da região:

Os locais que mais concentram as oportunidades de emprego são as AGÊNCIAS DE EMPREGO. Visite TODAS ELAS. Leve o seu currículo e todos os documentos pessoais, pois geralmente você terá que preencher uma ficha de solicitação de emprego.

Ao preencher a ficha, esforce-se para fazer uma letra legível. Se errar, peça um corretivo. Jamais deixe palavras rabiscadas. A FORMA COMO VOCÊ TRATA A SUA FICHA E O SEU CURRÍCULO DIZ MUITO SOBRE A FORMA COMO VOCÊ TRARÁ O EMPREGO QUE ELES PODEM LHE OFERECER.

6 – Peça aos seus conhecidos que levem o seu currículo às empresas e que entreguem a quem tem poder de te contratar:

Se você conhece pessoas que estão trabalhando, peça e elas que levem o seu currículo e entreguem a quem tem poder para te contratar ou te chamar para uma entrevista profissional. Muitas empresas valorizam os currículos de candidatos indicados por seus funcionários.

7 – Procure por trabalho enquanto não consegue emprego:

perdi_emprego_agora_009A diferença entre TRABALHO e EMPREGO é que um emprego é sempre um trabalho, mas um trabalho nem sempre é um emprego. Ou seja, nem sempre conseguiremos emprego (carteira assinada, salário fixo todo mês, patrão, etc), mas trabalho não falta. Se eu sou um soldador e estou desempregado, nada me impede de limpar um lote ou vender picolé na rua para conseguir um dinheiro enquanto não consigo emprego.

O problema é que muitas pessoas tem vergonha de trabalhar, caso ela julgue que aquele trabalho está abaixo de suas qualificações. Lembre-se: o trabalho honesto é sempre enobrecedor!

8 – Leve em consideração as propostas de emprego abaixo de suas expectativas – elas poderão abrir muitas portas:

Certa vez um homem me procurou pedindo que o ajudasse a conseguir um novo emprego. Ele tinha experiência como motorista de diretoria e controlador de frota, mas estava desempregado havia mais de um ano. Quando surgiu uma vaga temporária (para cobrir férias de um outro funcionário) de motorista de caminhão na empresa em que eu trabalho, eu imediatamente entrei em contato com ele. Falei sobre a vaga e o convidei para fazer uma entrevista. Mas, por telefone, ele me disse que não estaria interessado, pois a vaga estava abaixo de suas expectativas, principalmente por ser um trabalho temporário.

Sendo assim, tive que contratar outra pessoa. O trabalho era para 1 mês, mas ele acabou superando nossas expectativas e ficou por 3 meses conosco. Não pudemos aproveitá-lo no momento, mas, demos a ele uma carta de recomendação e, no dia seguinte, ele conseguiu um emprego efetivo em uma empresa de transporte rodoviário. Além disso, quando surgir uma nova vaga em nossa empresa, ele será o primeiro a ser chamado!

Enquanto isso, aquele que recusou a oportunidade por julgar que ela estava abaixo de suas expectativas, está desempregado até hoje!

perdi_emprego_agora_0109 – Crie uma rede de contatos:

Escreva os nomes de TODAS as pessoas que você conhece e, em seu plano de ação, defina QUANDO e COMO entrar em contato com cada uma delas. Apresente suas qualificações, pergunte se elas sabem de oportunidades na área em que você está buscando e peça para avisar-lhe sempre que souberem de alguma coisa.

10 – Eleger uma empresa:

Eleja uma empresa para trabalhar e se prepare para quando a oportunidade surgir. Procure saber quais as qualificações que aquela empresa exige para o cargo que você está buscando, mesmo que não haja vaga. Tente fazer contato com pessoas que trabalham nela e peça para avisar-lhe sempre que souberem de alguma vaga. Esteja preparado para quando a oportunidade surgir!

O mais importante: NÃO DESISTA NUNCA!!!

Deixe um comentário