“COMO ESTABELECER METAS”

planejamento_carreira_0011

Estabelecer metas é algo importantíssimo. Elas lhe possibilitarão saber aonde você QUER CHEGAR e aonde você JÁ CHEGOU. Mas alguns cuidados devem ser observados ao estabelecê-las. Do contrário, você passará a vida toda correndo atrás do próprio rabo!

Toda meta precisa ser “SMART”! Smart significa “esperto / inteligente” em inglês.

…………ouSada
……………Mensurável
……………Alcançável
……………Relevante
……………Temporal

Veja como estabelecer uma META SMART:

ouSada

Toda meta precisa ser ousada! Trace metas pequenas apenas se elas servirem de trampolim para uma meta mais elevada. Uma meta que não faça o sangue ferver não vale a pena ser traçada! É preciso pensar grande! Sonhar… É preciso arriscar… fazer mais do que jamais fez. TEM QUE FAZER O SANGUE FERVER!!!

planejamento_carreira_002Mensurável

Ela precisa ser mensurável, ou seja, poder ser medida! Seja em quantidade, tempo, qualidade, etc. Se você não mensurar sua meta, jamais saberá se a alcançou.

Alcançável

É óbvio que a meta precisa ser alcançável! Eu posso traçar qualquer meta que eu quiser, mas, se quero realmente alcança-la, é preciso que ela seja alcançável. Não adianta eu querer ser o imperador da Inglaterra do séc. XV – isso é impossível!

Além disso, é preciso estabelecer metas menores, mais fáceis de serem alcançadas. É preciso “treinar” alcança-las para que, depois, você consiga tomar as ações e criar a disciplina necessária para alcançar metas mais elevadas!

Relevante

Você precisa saber muito bem por que está traçando aquela meta. O que ela lhe trará de benefícios? O que virá depois dela? A satisfação que você provavelmente sentirá ao alcança-la, fará ter valido a pena o sacrifício requerido para alcança-la?!

Se uma meta não for relevante, você a alcançará e se perguntará: E agora, o que eu faço com isso?!

É preciso que ela desperte paixão em você! Que penetre sua mente e se torne em algo no qual você pensará quase o dia inteiro. Não que se torne uma obsessão, mas que lhe faça sentir vontade de pular da cama de manhã e encarar os desafios que a vida lhe traz. E isso acontecerá porque você tem uma META RELEVANTE a alcançar!

Temporal

perdi_emprego_agora_007Você conhece alguém que sempre diz: “Um dia vou ter minha casa”, “Um dia eu vou conhecer a Europa”, ou “Um dia eu ainda vou conseguir um emprego desse”? Essas pessoas acham que “um dia” um milagre acontecerá e, em um estalo de dedos, aquilo que elas desejam simplesmente acontecerá!

Infelizmente, não é assim que acontece na vida real. É preciso traçar metas inteligentes, sacrificar-se e MEDIR O TEMPO.

Toda meta precisa ser TEMPORAL, ou seja, ter dia para começar e dia para finalizar. Se você cultiva um monte de projetos para “um dia”, pode estar certo de que “um dia” jamais chegará, pois A INÉRCIA É UMA LEI CONTRÁRIA AO SUCESSO!!!

Deixe um comentário